Marketing digital para empresas: para que serve e como começar?

O marketing é um conjunto de ações utilizado para aproximar a empresa do cliente e oferecer produtos e serviços de forma mais atraente. Quando bem executado, ele faz com que um produto ou serviço se venda praticamente sozinho. Mais recentemente, a integração da sociedade por meio das novas tecnologias resultou no surgimento do marketing digital, focado na interação com o ambiente online.

Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar uma série de dicas para que você compreenda os primeiros passos de uma estratégia de marketing digital para empresas bem-sucedida. São elementos fundamentais para comunicar-se com eficácia e atrair cada vez mais consumidores. Confira!

Estude muito ou contrate um especialista

O marketing é um dos primeiros passos em um empreendimento e exige conhecimento sobre o mercado e o comportamento do consumidor. Estratégias bem construídas garantem ótimos resultados, mesmo com orçamentos mais modestos. E você pode optar por ter uma equipe própria ou contratar especialistas para executar essa tarefa.

Um consultor pode auxiliar na identificação do seu público, posicionamento ideal da marca em relação aos concorrentes e valorização dos diferenciais do produto ou serviço que pretende oferecer. Vale destacar que o marketing digital não pode ser algo pontual. Sua continuidade é tão importante quanto o acompanhamento de indicadores financeiros ou da produtividade.

Ofereça conteúdo relevante

O caminho para divulgar sua marca no ambiente online é oferecer algo interessante para seu público-alvo. Em vez de limitar-se a fazer propagandas, disponibilize conteúdos com informações capazes de ajudar pessoas. Ao longo do tempo, isso construirá uma impressão de credibilidade para sua empresa, que será vista como referência no segmento em que atua.

Além de ter um site que funcione mais como uma página institucional, é importante criar um blog com postagens relacionadas ao seu ramo de atuação. Marque presença nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público para fortalecer a divulgação do blog e complementá-lo com outros posts relevantes, que contenham vídeos e infográficos.

Aplique técnicas de SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e é um conjunto de técnicas utilizadas para garantir que seu site ou blog esteja entre os primeiros quando um possível cliente fizer pesquisas em serviços como o Google. A ideia é conseguir um bom ranqueamento de forma orgânica, sem ter de pagar mais para aparecer no topo.

Para isso, é preciso entender o que os algoritmos de pesquisa consideram no momento de apresentar resultados aos usuários. A qualidade do texto é importantíssima, pois o sistema sempre procura pelos conteúdos mais completos. Tamanho do texto, títulos e links adicionais também fazem muita diferença.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail é um excelente método para divulgar novidades e promoções, mas deve ser usado com inteligência. Enviar mensagens em excesso pode irritar quem os recebe, tornando o conteúdo irrelevante. As ofertas contidas no e-mail devem ser acompanhadas por textos e imagens capazes de atrair a atenção do consumidor.

Contrate anúncios pagos

Embora as técnicas de SEO ajudem a gastar menos com anúncios, essa ferramenta não pode ser ignorada. Plataformas como o Google AdWords ajudam a direcionar seu conteúdo para as pessoas que podem se interessar por eles, utilizando os termos-chave que elas costumam pesquisar. Da mesma forma, o Facebook oferece ferramentas próprias para ampliar o alcance das postagens.

Utilizar adequadamente os elementos citados aqui garantirá estratégias abrangentes para desenvolver a imagem da sua empresa no ambiente online. Isso é fundamental para manter a competitividade, atraindo novos clientes ou trazendo de volta os que foram para a concorrência.

Gostou deste artigo? Agora que aprendeu mais os componentes do marketing digital para empresas, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e ajude a disseminar o conhecimento.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"