Por que montar uma loja de autopeças online?

Se você tem vontade de montar uma loja de autopeças, mas não tem dinheiro suficiente para aplicar em um empreendimento físico, temos uma ótima notícia. As lojas virtuais demandam um investimento muito menor e podem trazer lucros a médio prazo.

Continue a leitura para descobrir algumas das vantagens oferecidas pelas lojas virtuais e aprenda como proceder para montar a sua!

Os impostos são menores para as lojas virtuais

As lojas virtuais, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, precisam pagar todos os impostos relacionados ao comércio de produtos. Porém, existem algumas opções de cadastro dentro do regime tributário que podem ser mais vantajosas para os pequenos empreendedores da internet. O MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, paga uma taxa fixa de R$ 47,85 relativa a um faturamento máximo de R$ 60.000.

Outro enquadramento tributário é o Simples Nacional, que permite às empresas um faturamento anual de 3,6 milhões de reais ao ano. Os impostos são recolhidos de acordo com faixas de faturamento, ou seja, quem fatura até 180 mil reais ao ano paga apenas 4% ao mês. Os que atingem o máximo do faturamento permitido precisam restituir cerca de 11% ao mês.

Além disso, alguns estados, como o Espírito Santo, oferecem ótimos incentivos fiscais relacionados ao ICMS, como a concessão de até 70% no crédito presumido para empresas que participam do programa INVEST-ES. Organize o planejamento tributário de sua empresa e obtenha ótimos benefícios fiscais.    

O custo de investimento é relativamente baixo

Se comparado aos custos para a inauguração de uma loja física, um e-commerce demanda um investimento muito menor. Não há necessidade de alugar um ponto, adquirir a infraestrutura comercial e nem contratar uma equipe de funcionários. E mais, o estoque de produtos pode ficar na sua própria casa.

Apesar dessa enorme redução de gastos, um e-commerce de autopeças pode funcionar 24 horas por dia sem precisar de uma pessoa gerenciando a todo momento. A venda, finalização de compras, emissão de NF e envio de e-mails podem ser realizados de forma totalmente automática, sem necessitar de sua interferência. A gestão do negócio pode ser realizada durante o horário comercial.

Existe a possibilidade de investir em marketplaces

Assim como no caso das lojas físicas, os primeiros meses podem ser difíceis também para um empreendimento online. Conquistar a confiança do consumidor é algo que demanda tempo e comprometimento. Mas, no caso das lojas virtuais, existe uma forma de alcançar esse reconhecimento de mais rapidamente: participando de marketplaces.

Os marketplaces são como shoppings do mundo virtual. Uma empresa com nome já consolidado no mercado abre espaço em seu site para que lojistas menores possam oferecer seus produtos em troca de uma porcentagem das vendas. Desta forma, você consegue instantaneamente ter um bom fluxo de pessoas visualizando seus anúncios, o que é ótimo para ganhar notoriedade.

Como montar uma loja de autopeças virtual

Antes de tudo, é muito importante que você conheça o mercado em questão, como anda a taxa de crescimento anual, quais são os custos de material, como obter lucro e também fazer um estudo acerca dos principais concorrentes do segmento. Feito isso, é hora de por as mãos na massa:

  • defina os produtos que serão oferecidos. Na internet, especializar-se em um segmento é mais vantajoso do que ter uma enorme loja ampla;
  • escolha uma plataforma virtual. Existem muitas plataformas, com inúmeros preços e que oferecem características distintas, escolha a que mais se adéqua à sua realidade;
  • invista no marketing. Uma das melhores formas de conquistar clientes é investir em uma boa divulgação, com fotos e textos de qualidade, além, é claro, do patrocínio;
  • realize testes de usuário periodicamente. De tempos em tempos peça para algum conhecido navegar em sua loja e avalie se houve dificuldade para encontrar os produtos desejados.

As lojas virtuais exigem menos custos e têm a capacidade de funcionar sozinhas por muito tempo. O melhor de tudo é que, embora os investimentos sejam menores, a lucratividade pode ser tão interessante quanto a de uma loja física.

Se você deseja montar uma loja de autopeças na internet, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas como esta. Nos vemos por lá!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"